quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Felicidade nasce da Paz


O homem com conhecimento, embora vivendo como um homem comum, é diferente dele. Ele não vê nem concentração nem distração nem impureza em si mesmo.




Qual o maior benefício que te pode ser conferido?


É a felicidade, e a felicidade nasce da paz.



A paz só pode reinar onde não existe a perturbação que é originada pelos pensamentos que afloram à mente. Quando a própria mente está ausente, existe a paz perfeita.



Enquanto não aquietares a tua mente, ela não pode conseguir paz e ser feliz.





Ramana with Arunachala's children, including Ganesan, Sundaram and Mani
Bhagavan Ramana com as crianças de Arunachala
incluindo os seus sobrinhos Sundaram, Mani e Gasesan

Arte de Jane Adams



Contempla o maravilhoso pôr-de-sol! Sente a Felicidade! Essa é a felicidade inerente ao Eu superior. E não existe outra.


A associação de ideias é que é responsável pela ampliação dessa beatitude para outras coisas ou ocorrências que se apresentam à mente.

Contemplando o pôr-de-sol mergulhas no Eu superior apesar de o fazeres inconscientemente. Se o fizeres conscientemente, com a convicção proveniente de que tu és idêntico à Felicidade que é o próprio Eu superior, a única Realidade, isso é Realização.

Mergulha conscientemente no Eu superior, no Coração.


 


 Aquele que se afastou da existência e não-existência, que é sensato, satisfeito, e livre de desejo, não faz nada mesmo que esteja agindo aos olhos das pessoas.

Ashtavakra Gita

  



ॐ  Fontes  ॐ                 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Ser em quietude


Tu que foste mordido pela grande serpente negra do egoísmo "Eu sou o fazedor", bebe o néctar da fé "Eu não sou o fazedor", e sê feliz.

  
  


Descobre as grandes verdades nas profundezas silenciosas do teu Ser.
O Ser Realizado vê apenas o Eu superior, assim como o ourives vê apenas o ouro, ao avaliar as jóias fabricadas com ouro.

Quando te identificas com o corpo, o nome e a forma estão presentes, e são a causa dos problemas. Todavia, quando transcendes a consciência do corpo, os "outros" também desaparecem.

Realiza-te e não verás o mundo como algo diferente de ti mesmo.
Para realizar o Eu superior, basta a quietude. O que pode ser mais fácil do que isso?


  
Image
Retrato de Ramana
Arte de Jane Adams




É devido à ilusão nascida da ignorância que as pessoas falham em reconhecer e permanecer Naquilo que é sempre e para todos a Realidade inerente habitando como Eu Real no seu centro natural, o Coração, e que, em vez disso, elas discutem se  Ela existe ou não, se tem forma ou não, se é dual ou não dual.


Pode algo surgir separado daquilo que é eterno e perfeito? Esses tipos de disputa são infindáveis. Não participes delas. Ao invés disso, volta a tua mente para o interior e põe um fim a tudo isso.


Para entender qualquer coisa, deve haver um eu. O Eu é evidente, então por que não permanecer como o Eu? Qual é a necessidade de explicar o não-eu?



Queima o deserto da ignorância com o fogo do conhecimento,
"Eu sou Único e Pura Inteligência", e sê livre de dor e sê feliz.


Ashtavakra Gita






ॐ  Fontes  ॐ                 

domingo, 21 de julho de 2013

A Natureza de Ti



Virtude e vício, prazer e dor, são da mente, não de Ti, Ó Um Que-Tudo-Permeia. Tu não és fazedor nem desfrutador. Em verdade, tu és sempre livre.




O que existe fora de ti? O mundo não é exterior a ti!

Tudo depende de ti. O que existe além de ti?

Não me refiro ao corpo físico nem ao corpo subtil, mas ao Eu Real, que é Pura Consciência, sem a mais leve noção de "eu sou", ou "eu sou isto", ou "eu estou aqui".




Image
Bhagavan Sri Ramana Maharshi
Arte de Jane Adams

Aqueles que, como alimento para Shiva
lançam suas mentes para o fogo sagrado
  da pura consciência, e se atrevem adorar
  e misturar-se na forma de Shiva, atingem
  sua própria auspiciosa sem-forma.

                                       Muruganar Grinalda de Palavras do Guru

Those who, as food for Siva, pour
their minds into the sacred fire
of pure awareness, and dare worship
and blend in Siva’s form, attain
his own auspicious formlessness.


                                     Muruganar  Garland of Guru’s Sayings



Claro que tu estás preocupado contigo mesmo antes de querer saber do mundo ou seu Senhor.


Indaga qual é a tua natureza.


O pensamento "Quem sou eu?" destruirá todos os outros pensamentos que te afligem e, como a vareta usada para avivar a fogueira, no final ele mesmo acabará destruído. Então, surgirá a compreensão, a experiência do que é Consciência de Existência, Serenidade Absoluta.


Entregar o Eu superior a Deus significa permanecer constantemente no Eu superior, sem permitir o surgimento de quaisquer pensamentos além do pensamento do Eu superior.


Eu suporto todos os fardos que Me são lançados sobre o ombro.


Se o Meu Poder Supremo faz com que todas as coisas se movam, porque te preocupas constantemente, com ideias tais como o que deve ser feito e de que maneira?


Sabemos que o combóio transporta todos os carregamentos; então, porque levas contigo a tua pequena bagagem com grande desconforto, em vez de colocar tudo na bagageira do combóio e acomodar-te à vontade?




Tu és o único vidente de tudo e realmente sempre livre.
Na verdade, só isto é o teu cativeiro, de tu veres o vedor de forma diferente dessa.

Ashtavakra Gita






ॐ  Fontes  ॐ                 

sábado, 20 de julho de 2013

A mente do sábio - a lua no céu do meio-dia


Oh, eu sou imaculado, tranquilo, pura consciência e além da Natureza.
Durante todo este tempo fui enganado pela ilusão.




Tu és agora e para sempre o Si imortal por trás desta e doutras vidas; é a mente que cria a ilusão da tua divindade em separado.

Durante o sono profundo a tua mente se aquieta e tu te tornas Uno com o Si, mas de uma forma inconsciente. No Samadhi tu te tornas Uno com o Si de uma forma consciente, não no escuro mas à luz plena.

Se a interferência da mente é suprimida, a consciência do Si pode, pela Graça do Mestre, despertar no Coração, preparando o caminho da abençoada Identidade, de um estado que não é torpor ou ignorância, mas fulgor. Sabedoria, Puro Ser.

Poder-te-à assustar a ideia da destruição da mente ou da individualidade separada, e, contudo, acontece-te diariamente durante o sono e, longe de temeres adormecer, consideras o sono coisa desejável e agradável, ainda que no sono a mente só seja aquietada de uma forma ignorante. Em arrebatamento ou êxtase, por outro lado, a tua mente está momentaneamente absorvida e aquietada numa experiência fragmentária de bem-aventurança que é a sua verdadeira natureza.

Repara como as próprias palavras indicam a transcendência da individualidade, uma vez que "arrebatamento" significa - ser transportado, e "êxtase" - estar fora de si. A verdade é que a tua individualidade não se perde, mas se amplia ao infinito.



Image
Ramana com o jornal e Ti-Puss
 Arte de Jane Adams


A eliminação dos pensamentos é como o propósito de te concentrares na consciência mais profunda que há por detrás e além do pensamento. Longe de enfraquecer a mente, ela a fortalece, pois ensina a concentração.

A mente débil e sem controlo é constantemente distraída por pensamentos irrelevantes e perturbada por preocupações inúteis; a mente suficientemente forte para se concentrar, seja no que for, pode voltar a sua concentração no sentido da eliminação dos pensamentos na busca do Si, e inversamente, o esforço para eliminar os pensamentos dá força e poder de concentração.

Quando a busca é consumada, as faculdades da mente não se perdem.
A mente do sábio é como a lua no céu do meio-dia. É iluminada, mas a sua luz não é necessária no brilho maior do sol que a ilumina.




Luz é a minha natureza e eu não sou senão isso. Quando o universo se manifesta, em verdade sou eu que brilho.


Ashtavakra Gita





ॐ  Fontes  ॐ                 

Conhecimento


Tu és incondicionado, imutável, sem forma, desapaixonado, de inteligência insondável e imperturbável.
Anseia só por Consciência.





A realização do teu ser absoluto não é um conhecimento a ser adquirido, de forma que a sua obtenção te traga felicidade.
O Eu superior que procuras conhecer está dentro de ti.


Não há razão para te sentires infeliz. Tu impões limitações à tua verdadeira natureza de Ser infinito, e então choras porque és uma criatura limitada. Assim, tu escolhes esta ou aquela prática espiritual a fim de transcenderes as limitações que não existem. Mas se a tua prática assumir a existência das limitações, como ela poderá ajudar-te a transcende-las?


Tu és o verdadeiro Ser infinito e puro, o Eu superior e absoluto. Por conseguinte, jamais poderás realmente ignorar o Eu superior; a tua ignorância é só desconhecimento formal. O verdadeiro Conhecimento não cria um novo Ser para ti; ele apenas dissolve o véu da ignorância A Beatitude não é acrescentada à tua natureza, mas simplesmente revelada como o teu estado natural e verdadeiro, eterno e imperecível.



 
O jovem Ramana e Ganapati Muni
Arte de Jane Adams 
"Ele sentou-se ali mesmo aos pés do Sábio..."


A única forma de te libertares do sofrimento é conhecer e ser o Eu superior. Como é possível que isso seja inatingível?

- Como adquirir o Conhecimento? - Como atingir a Libertação?


Pedires à mente que destrua a mente é como fazer do ladrão o polícia: ele irá contigo e vai parecer que ele prendeu o ladrão, mas nada será feito.


O que precisas é olhar para dentro e ver de onde a mente surge. Vai à raiz de todos os pensamentos – o “pensamento-eu”. Investiga a sua natureza e origem, direciona toda a tua atenção para o sentimento interior “eu-eu”, o sentimento não-dual de apenas ser.
 
 


Assim que vires a fonte da mente, ela desaparecerá.
Algo mais infinito, divino, eterno surgirá das profundezas do teu ser e se apossará de ti.


Sempre pensando em Mim, torna-te Meu devoto. Adora-Me e oferece-Me reverência. Estando completamente absorto e devotado a Mim, tua alma virá a Mim.




Assim como um espelho existe dentro e fora da imagem refletida nele, assim também o Senhor Supremo existe dentro e fora deste corpo.

Ashtavakra Gita





ॐ  Fontes  ॐ                 




quarta-feira, 17 de julho de 2013

Essência


O Eu superior é a testemunha, o perfeito, um, livre, Inteligência, inativo, desapegado,
sem-desejo e silencioso
que tudo permeia.
Através de ilusão ele parece do mundo.





Pergunta-me, e Eu te responderei. Não o farei em tom pontifical, mas livremente, muitas vezes com risadas e humor. Nem espero que tu aceites tudo apenas porque vem de Mim. Tu és livre para fazer objeções ou pedir esclarecimentos até que estejas convencido. 



Perguntas-Me se a diferença entre Mim e ti, é que Eu não atribui realidade ao mundo, e tu sim? Pelo contrário, uma vez que dizemos que o Ser é UM atribuímos plena realidade ao mundo, e o que é mais, atribuímos plena realidade a Deus; mas ao dizeres que há três, dás apenas um terço da realidade ao mundo, e dás tão-somente um terço da realidade a Deus. 


Deus é sempre a Primeira Pessoa, o “Eu” sempre diante de ti. Se deres precedência às coisas mundanas, Deus parecerá haver recuado para segundo plano; se desistires de tudo o mais e procurares somente a Ele, Ele apenas permanecerá como o Eu, o Si.




Image

Bhagavan num passeio

Arte de Jane Adams


Brahma é real
O universo é irreal
Brahma é o universo


Não te detenhas na segunda assertiva. A terceira explica as duas primeiras; quando o universo é percebido à parte de Brahma tal percepção é falsa e ilusória. Os fenómenos são reais quando experimentados como o Si e ilusórios quando vistos à parte do Si. 


Tu tens um destino a cumprir, e, independentemente do estilo de vida que te couber, podes sempre, onde quer que estejas e quaisquer que sejam as tuas atribuições, voltar-te para dentro em busca da Paz do teu
Ser Real.


Então, na verdade, algo mais grandioso que todas as terras de sonho, maior que todas as ambições, será proclamado como real e possível, e tais revelações produzirão em ti um sentimento de santa gratidão.


 


Tu permeias este universo e este universo existe em ti.
Tu és verdadeiramente Puro e Consciente. Não sejas de mente estreita.

Ashtavakra Gita






ॐ Fontes  ॐ                 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Coloca a tua VIDA aos pés do Senhor do Universo


Aquilo (Consciência) em que este universo aparece,
sendo concebido como uma serpente numa corda,
é Bem-Aventurança - Suprema Bem-Aventurança.
Tu és essa Consciência.
Sê feliz.


  
 


Coloca a tua VIDA
aos pés do Senhor do Universo
que realiza tudo.
Permanece todo o tempo firme no Coração,
no Transcendental Absoluto.
Deus conhece o passado, presente e futuro.
Ele vai determinar o futuro por ti
e realizar o trabalho.
O que é para ser feito será feito
no momento adequado. Não te preocupes.
Habita no Coração e entrega os teus atos
à vontade divina.


Aquele que se senta silencioso, desperto, imóvel
Ramana Maharshi
Aquele que se senta silencioso, desperto, imóvel
Arte de Jane Adams


É a mente que é responsável pela escravidão ou libertação. A mente não tem forma. Como é o pensamento, assim é a mente. Quando os pensamentos são bons, existe uma mente boa. Quando  os pensamentos são maus, eles fazem uma mente má.

A mente é nada mais que um feixe de pensamentos... Assim que perceberes que os pensamentos são negativos e te fazem sofrer, desiste deles - deita-os fora! Não alimentes tais pensamentos.
Por que deverias sofrer? Sacode-os para longe. Sê Feliz!

Toda a agitação desaparece no momento em que entras na inquirição profunda
"Quem sou eu?"

Deixa brilhar A Tua Verdadeira Eterna Natureza - Ele - O Único - A Suprema Consciência - Que pelo Seu Poder Maravilhoso Se reflete nesse ponto minúsculo - "eu".


 

Aquele que se considera livre é livre mesmo e aquele que se considera obrigado permanece obrigado. "Assim se pensa, assim se torna", é um ditado popular neste mundo, e é verdadeiro.

Ashtavakra Gita





ॐ Fontes  ॐ        
         

Todo aquele que clarifica a sua consciência para receber a luz de Deus pode ser como Jesus



Nyako Nakar
Virgem orando
Nyako Nakar



Devido à ilusão, matéria, vida e mente não refletem completamente o Espírito


Veio para o que era seu, e os seus não o receberam (João 1:11)

Ele era omnipresente, imanente na criação, tendo todas as coisas (o que era seu), sido feitas ou materializadas a partir da luz cósmica emitida pela consciência cósmica de Deus, Seu próprio Ser.
 

Deus objetivou-Se como matéria, vida e mente. O Seu espírito está, portanto, refletido n’ os seus, uma vez que a matéria, vida e mente são manifestações diretas do Espírito, da mesma forma que a alma do homem se manifestou no corpo e mente imbuídos de vida. Embora estes instrumentos físicos pertençam à alma, e são de facto manifestações da alma, as limitações impostas ao corpo e mente pela ilusão impedem o homem de conhecer a sua alma sempre perfeita e bem-aventurada, o seu verdadeiro Ser. Ele vê a si mesmo como tendo uma forma, um nome e características específicas sujeitas a preocupações, problemas, e outras aflições da ilusão.


Assim, diz-se neste versículo que o espírito de Deus veio para o que era seu, isto é, tornou-se manifestado na matéria, na vida, e nos Seus processos conscientes nos seres humanos; e os seus não o receberam, isto é, através da intervenção da ilusão cósmica, a matéria, vida e mente não refletem nem expressam (“não recebem”), plena e verdadeiramente, a Imanência Divina.





Todo aquele que clarifica a sua consciência para receber a luz de Deus pode ser como Jesus


Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, aos que crêem no seu nome: Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:12-13).


A luz de Deus brilha igualmente em todos, mas, devido à ignorância ilusória, nem todos a recebem, refletem, da mesma forma. A luz do sol incide igualmente num pedaço de carvão e num diamante, mas o diamante recebe e reflete a luz em brilhante esplendor. O carbono do carvão tem o potencial para se tornar um diamante. Só necessita da conversão sob alta pressão. Por isso é dito aqui que todos podem ser como Cristo - todo aquele que clarifica a sua consciência através de uma vida moral e espiritual, e, especialmente, pela purificação da meditação em que a mortalidade rudimentar é sublimada até à perfeição da imortalidade da alma.


Ser um filho de Deus não é algo que tenha de ser adquirido; só tem que se receber a Sua luz e perceber que Deus já conferiu, em sua própria criação, esse estatuto abençoado.
Aos que crêem no seu nome: Quando até o nome de Deus desperta devoção e ancora os pensamentos n’Ele, torna-se uma porta para a salvação. Quando a mera menção do seu nome põe a alma em chamas de amor por Deus, o devoto inicia o seu caminho para a libertação. 






The Second Coming of Christ

Tradução: Blog Texto Meditativo

A Segunda Vinda de Cristo, Volume I (Extracto: Discurso 1  - Pág. 23...) 
(A Ressurreição do Cristo Interno)
Um revelador comentário sobre os ensinamentos originais de Jesus

Editora: Yogoda Satsanga Society of India/Self-Realization Fellowship

Sri Sri Paramahansa Yogananda