sábado, 6 de julho de 2013

Significado de Santíssima Trindade: Deus-Pai, Filho e Espírito Santo



Nyako Nakar
Expansión del Amor a través del Universo
Nyako Nakar


Uma vibração cósmica omnipresente no espaço não poderia por si só criar ou sustentar um cosmos extraordinariamente complexo. O universo não é meramente o resultado de uma combinação fortuita de forças vibradoras e partículas subatómicas, como proposto por cientistas da matéria – uma excrescência aleatória de sólidos, líquidos e gases em terra, oceanos, atmosfera, plantas, tudo harmoniosamente inter-relacionado a fim de prover um lar habitável para os seres humanos. Forças cegas não podem organizar-se em objectos estruturados de forma inteligente. Assim como a inteligência humana é necessária para deitar água nos pequenos compartimentos cúbicos de uma bandeja de gelo e produzir cubos de gelo, também na coalescência da vibração em formas que se desenvolvem progressivamente por todo o universo vemos os resultados de uma oculta Inteligência Imanente.


A consciência transcendente de Deus-Pai tornou-se manifesta na vibração do Espírito Santo como o Filho – a Consciência Crística, a inteligência de Deus em toda a criação vibratória. Esse puro reflexo de Deus no Espírito Santo guia-o indirectamente a criar, re-criar, preservar e modelar a criação de acordo com o propósito divino de Deus.
Assim como o marido nasce de novo na mulher como o filho, também o Deus-Pai transcendental manifestado no Espírito Santo, a Virgem Maria Cósmica (a Criação Virgem), tornou-se a única inteligência de Deus reflectida, o Filho unigénito, ou Consciência Crística.
Uma analogia pode servir para ilustrar como o Espírito Único Eterno se torna a Santíssima Trindade: Deus-Pai, Filho, e Espírito Santo, reconhecidos de forma semelhante nas escrituras hindus como
Sat, Tat, Aum.


Imagine o sol existindo por si só, sem nada à volta – uma brilhante massa de luz com indizível poder e calor, espalhando os seus raios pelo espaço infinito. Coloque-se uma bola de cristal azul dentro desta radiação. O sol agora existe em relação à bola de cristal azul. A luz do sol está dividida como a luz branca inactiva, transcendental para além e à volta da bola de cristal, e a luz não modificada na sua essência aparecendo como luz azul pelo seu reflexo na bola de cristal azul. Esta divisão da luz do sol una em luz branca e azul é devida ao efeito divisor do terceiro objecto, a bola de cristal azul.


Assim como o sol é puro brilho solitário, esfericamente espalhando os seus raios no espaço, quando se apresenta por si só, também o Espírito sem qualquer criação vibratória é o Absoluto Não-Manifestado. Mas coloque-se a “bola de cristal azul” de um universo manifestado, e o Espírito torna-se diferenciado em: - a substância vibratória de todas as manifestações desenvolvidas do Aum ou Espírito Santo; - a pura Inteligência de Deus reflectida, como Consciência Crística Omnipresente em todos os objectos e poros do espaço no campo da vibração; - a Essência suprema, Consciência Cósmica, o transcendental Deus-Pai de toda a criação.


Assim, metaforicamente, logo que o Espírito, o solteiro cósmico Se agita para criar o universo, Ele torna-se o marido, Deus-Pai, casado com a Virgem Maria Cósmica ou Vibração Cósmica, dando à luz o Seu reflexo, o Filho unigénito (*). A Consciência Crística, presente em todas as partículas da criação, é o único puro reflexo indiferenciado do Absoluto, Deus-Pai. Por isso, a Inteligência Crística, o único Filho unigénito, mantém uma transcendência influente imanente: A Consciência Crística não é o elemento activo na criação; a consciência inteligente distinta, activa, diferenciada que traz à manifestação todas as partículas de criação vibratória é o Espírito Santo, que é imbuído do único Filho unigénito. A Consciência Crística inactivamente activa ou Filho é a Presença consciente do plano divino inteligente de Deus na criação, e a Testemunha Eterna do trabalho do Espírito Santo, que é chamado “Sagrado” porque actua de acordo com a vontade de Deus manifestada na Consciência Crística imanente.



 



(*) O Espírito, o Espírito-Santo inteligente, Vibração Aum criadora, transforma-Se em matéria alterando os índices da vibração cósmica criadora. A Inteligência Cósmica torna-se movimento cósmico inteligente, ou vibração da consciência, que muda para energia cósmica. Energia cósmica inteligente muda para electrões e átomos. Electrões e átomos mudam para moléculas de gás, tais como nebulosas cósmicas. Nebulosas, massas de matéria gasosa difusa, mudam para água e matéria sólida. Como Vibração Cósmica, todas as coisas são uma só; mas quando a Vibração Cósmica cristaliza em matéria, torna-se muitas – incluindo o corpo humano, que é uma parte desta matéria dividida de forma variada.




The Second Coming of Christ

Tradução: Blog Texto Meditativo

A Segunda Vinda de Cristo, Volume I (Extracto: Discurso 1 - Pág.11)
(A Ressurreição do Cristo Interno)
Um revelador comentário sobre os ensinamentos originais de Jesus

Editora: Yogoda Satsanga Society of India/Self-Realization Fellowship

Sri Sri Paramahansa Yogananda


2 comentários:

  1. Todos os textos sao descritos numa linguagem simples e amorosa ..Namaste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são a expressão bela de um ser iluminado, a própria expansão do Amor através do Universo.

      Eliminar