sábado, 20 de julho de 2013

A mente do sábio - a lua no céu do meio-dia


Oh, eu sou imaculado, tranquilo, pura consciência e além da Natureza.
Durante todo este tempo fui enganado pela ilusão.




Tu és agora e para sempre o Si imortal por trás desta e doutras vidas; é a mente que cria a ilusão da tua divindade em separado.

Durante o sono profundo a tua mente se aquieta e tu te tornas Uno com o Si, mas de uma forma inconsciente. No Samadhi tu te tornas Uno com o Si de uma forma consciente, não no escuro mas à luz plena.

Se a interferência da mente é suprimida, a consciência do Si pode, pela Graça do Mestre, despertar no Coração, preparando o caminho da abençoada Identidade, de um estado que não é torpor ou ignorância, mas fulgor. Sabedoria, Puro Ser.

Poder-te-à assustar a ideia da destruição da mente ou da individualidade separada, e, contudo, acontece-te diariamente durante o sono e, longe de temeres adormecer, consideras o sono coisa desejável e agradável, ainda que no sono a mente só seja aquietada de uma forma ignorante. Em arrebatamento ou êxtase, por outro lado, a tua mente está momentaneamente absorvida e aquietada numa experiência fragmentária de bem-aventurança que é a sua verdadeira natureza.

Repara como as próprias palavras indicam a transcendência da individualidade, uma vez que "arrebatamento" significa - ser transportado, e "êxtase" - estar fora de si. A verdade é que a tua individualidade não se perde, mas se amplia ao infinito.



Image
Ramana com o jornal e Ti-Puss
 Arte de Jane Adams


A eliminação dos pensamentos é como o propósito de te concentrares na consciência mais profunda que há por detrás e além do pensamento. Longe de enfraquecer a mente, ela a fortalece, pois ensina a concentração.

A mente débil e sem controlo é constantemente distraída por pensamentos irrelevantes e perturbada por preocupações inúteis; a mente suficientemente forte para se concentrar, seja no que for, pode voltar a sua concentração no sentido da eliminação dos pensamentos na busca do Si, e inversamente, o esforço para eliminar os pensamentos dá força e poder de concentração.

Quando a busca é consumada, as faculdades da mente não se perdem.
A mente do sábio é como a lua no céu do meio-dia. É iluminada, mas a sua luz não é necessária no brilho maior do sol que a ilumina.




Luz é a minha natureza e eu não sou senão isso. Quando o universo se manifesta, em verdade sou eu que brilho.


Ashtavakra Gita





ॐ  Fontes  ॐ                 

Sem comentários:

Enviar um comentário