quinta-feira, 30 de abril de 2015

Guru Vachaka Kovai - Grinalda de Palavras do Guru (4)







Ao adorar a Deus, em primeiro lugar para a realização de um desejo, só está a adorar esse desejo. Numa mente que quer atingir o estado de Shiva - o estado de unidade com Deus, a extinção total de qualquer pensamento de uma recompensa é absolutamente indispensável. 

Guruvachaka Kovai, 683
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar







Desista de todo o apego aos insignificantes objectos dos sentidos [vishayas], que são causados pela ilusão 'Eu sou este corpo físicol". A mente silenciosa [assim aquietada pela renúncia aos objectos dos sentidos] é o puro mani-lingam [forma superior de Sivalingam]. Se isto é adorado [isto é, se este silêncio mental é cuidadosamente preservado com grande amor, sendo esta a verdadeira forma de adoração], vai conceder felicidade sem fim.

  

Para a adoração de Deus Cujo brilho nunca se desvanece, as estrelas que presidem em cada dia são auspiciosas, e os planetas que presidem em cada dia são benéficos. As conjunções planetárias em cada dia são profundamente auspiciosas. Todos os dias, todos os planetas, todos os iogas e todos os orais são dias auspiciosos, planetas auspiciosos, iogas auspiciosos e orais auspiciosos para um aspirante fazer esta upasana [prática espiritual].


Guruvachaka Kovai, 517-518
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar






Michael James: Yogas e orais são partes específicas do tempo num dia, calculadas em astrologia.

Sri Muruganar: Uma vez que os dias, planetas, iogas e orais estão dentro da concepção da mente, alguns deles podem não ser auspiciosos, mas apenas para as actividades mundanas. Nenhum deles pode fazer qualquer dano a um aspirante que quer praticar a Auto-Atenção [atma-dhyana], que é a verdadeira adoração de Deus, porque diz respeito ao Ser, que está além da mente. Os dez versos cantados por Sri Jnanasambandhar, a fim de vencer os efeitos dos planetas, e também alguns outros cânticos de santos Tamil nos asseguram que nenhum desses factores de tempo podem criar qualquer obstáculo a um devoto que está sob o poder da graça de Deus.






É muito raro alguém ter plena fé no Um [Deus ou Guru].
Se tal fé florescer no coração [devido a méritos passados], deve-se proteger e nutrir essa fé, uma vez que é semelhante a um bebé recém-nascido, sem a estragar dando espaço a qualquer dúvida ou suspeita, da mesma forma como, se uma pessoa possuísse Kamadhenu, a trataria com muito cuidado e amor. 

Guruvachaka Kovai, 519
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar



Kamadhenu é uma vaca sagrada [do deus Indra, na Mitologia Hindu] capaz de realizar qualquer desejo. 
Da mesma forma, a fé completa em Deus ou Guru vai conferir tudo e qualquer coisa ao devoto. Tal é o maravilhoso poder da fé.






Em contraste directo com revelar a verdade, as palavras só a obscurecem, tornando-a nublada. Portanto, refreie simultaneamente palavra e pensamento no Coração a fim de que a realidade suprema, que está escondida por estas palavras, possa brilhar espontaneamente. 

Guruvachaka Kovai, 525
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar


Sri Muruganar: "Nós", o "Ser", o "Eu", apenas, são reais. Até mesmo os pensamentos [mente] e a fala, que é apenas uma forma grosseira dos pensamentos, são estranhas a nós, e, portanto, irreais. Assim, a prática da Auto-Atenção, que vai diminuir os pensamentos e a fala, é o empreendimento que vale a pena. 




Bhagavan e Ganapathi Muni


Se [a verdade é] dita,
o conhecedor da realidade [mey-jnani] é diferente, e o erudito [vijnana] que conhece as escrituras [que falam] acerca do verdadeiro conhecimento [mey-jnana] é diferente.
Para aqueles que desejam cortar o cativeiro da ignorância [ajnana], é necessário deixar os estudiosos académicos e associar-se com aqueles que permanecem como o Ser supremo [atma-para-nishthar].
(1158)


Sri Muruganar: Ele [Sri Bhagavan] diz isto porque o conhecimento experiencial [anubhava-jnana] não pode ser alcançado a menos que uma pessoa se associe com aqueles que permanecem como o Ser. O benefício que pode ser alcançado meramente por vijnana [conhecimento bíblico] não é senão o louvor e adoração do mundo. 






Saiba que as palavras [de upadesa] proferidas por um Jnani, que conhece a realidade que suporta tudo pelo poder da [sua] Graça, sempre serão um suporte de salvação para as almas que se têm mantido por longo tempo iludidas sob a influência das trevas [mas que desejam ser salvas]. (1159)
Sadhu Om: A razão pela qual é dito no versículo 1158 que uma pessoa deve deixar os estudiosos académicos e associar-se com aqueles que permanecem como o Ser supremo é explicado neste versículo. Mais do que em todas as palestras e explicações dadas por estudiosos das escrituras, numa única palavra pronunciada por um Jnani, [embora Ele possa ser inculto] que conheceu a realidade suprema, há mais poder de autoridade [o poder da luz do Ser] para dissipar a escuridão da ignorância [ajnana] nos outros jivas. Por isso, é instruído aqui que devemos aproximar-nos com amor de um Jnani  em vez dos estudiosos das escrituras.


Guruvachaka Kovai, 1158-1159
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar


Bhagavan e devotos







O Guru-jnana parece ser um ser humano comum, mas na verdade ele permanece como o espaço transcendental [de consciência]. Aqueles cujas mentes não o reconhecem como a realidade sem-forma são os principais entre aqueles que são pecadores, e cuja conduta é má

Guruvachaka Kovai, 274
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar








Nirvana Shatakam por Adi Shankaracharya
A Canção do Ser


Você que, com grande entusiasmo e na expectativa de ver milagres, voa para ver um Mahatma aqui e outro Mahatma acolá! Se você inquirir, alcançar e conhecer o Maha-Atma [isto é, o Grande-Ser] que habita dentro de seu próprio coração, então cada Mahatma não é senão esse Ser [dentro de si].


Guruvachaka Kovai, 121
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar







Assim como um veado apanhado nas garras de um tigre [não pode escapar], assim também aqueles que são capturados pelo olhar da Graça do Sadguru nunca serão abandonados, e, tendo completamente destruído o seu ego e as vasanas, eles vão perceber a Verdade não-dual.

Guruvachaka Kovai, 284
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar 






A vasana é um efeito de um samskara. As vasanas são inclinações, predisposições, tendências da mente, formadas na vida actual, a partir das impressões [samskaras], experiências de vidas passadas.

Michael James: Vale a pena ponderar cuidadosamente sobre esta comparação bem conhecida, que foi usada pela primeira vez por Sri Bhagavan em 'Quem sou eu?'. Um veado apanhado nas garras de um tigre, em geral, é objecto de pena, uma vez que irá certamente ser morto, mas Sri Bhagavan usa esta comparação para consolar os devotos e para lhes assegurar que eles nunca podem escapar do Sadguru, e certamente irão ser salvos por Ele. O significado desta comparação torna-se ligeiramente mais claro neste versículo do que em 'Quem sou?', uma vez que aqui é dito que o Sadguru vai destruir completamente o ego e as vasanas dos Seus devotos, o que implica que Ele é o poderoso Tigre que vai consumir o ego, a raiz de toda a infelicidade. Assim, por meio desta peculiar comparação, Sri Bhagavan está mais uma vez a enfatizar que a única verdadeira Salvação é a completa aniquilação do ego ou individualidade; deste modo, "ser destruído" é "ser salvo"! 







Uma vez que Aquilo que veio na forma do Sadguru é nada mais do que - como a luz do sol  - o vasto Espaço que tudo permeia do Supremo Jnana, a nobre atitude de não dar nenhum espaço [naquele vasto Espaço] para o emergir da mente individual ['eu'] é a adoração digna de ser realizada ao Sadguru. Saiba, assim. 


A dissolução do gelo - o ego, "eu sou o corpo" -  no oceano de Guru-Bodham [Consciência], que brilha como o bem-aventurado único Ser, é a correcta adoração do GuruSaiba, assim.

  

Aqueles que, através de devoção rara, intensa e crescente, existem confiando unicamente no olhar penetrante da graça do Guru viverão neste mundo como Indra. Não haverá sofrimento para eles.

(Indra é o rei dos devas e tem todas as alegrias do céu a seus pés.)


Guruvachaka Kovai, 313-315-324
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar 










O Senhor Shiva, que ama movimentar-se intimamente entre os seus devotos de mente-clara, esconde a sua forma real [como um ser humano], entra no grupo sagrado daqueles que Lhe oferecem devoção incondicional, como se Ele fosse um entre eles, tendo imenso prazer na sua santa companhia.


Guruvachaka Kovai, 334
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar 




Sri Muruganar: Assim Sri Bhagavan indirectamente nos diz que o Sadguru não é senão o Próprio Shiva







Uma vez que só o conhecimento sem-imperfeição, não-dual  [advaita jnana], brilha como o objectivo da observância de todos os tipos de dharmas, só o Jnani  é aquele que observou todos os dharmas.

Guruvachaka Kovai, 705
Grinalda das Palavras do Guru, de Muruganar 




Sadhu OmAqui Sri Bhagavan explica o significado correcto das palavras "o dharma de cada um" [svadharma] usado por Sri Krishna na Bhagavad Gita, cap.3, v.35, enquanto ensinava sobre karmas e dharmas
'Sva' significa Ser, e dharma significa estar estabelecido nele. Portanto, permanecer-no-Ser [atmanishtha] por si só é o verdadeiro svadharma, adequado para todas as pessoas. Assim o segredo de karma e dharma é ensinado neste capítulo.



Tradução: Blog 'Texto Meditativo'





A Canção do Ser

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